segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os Famosos e os Duendes da Morte



Enfim um filme que me inspirou a retornar às tentativas de criticidade!! Tô na espera desse filme já faz um tempo, acho que foi o título a primeira coisa que me chamou a atenção "Os Famosos e os duendes da morte", curioso não?
O filme tem a direção assinada por Esmir Filho, que ficou conhecido pelo curta hit do youtube "tapa na pantera", mas aqui mostra um trabalho com uma personalidade mais...intimista e depressiva. Em uma pequena cidade do Sul o cotidiano e opções daquela sociedade se mostram limitados para um adolescente que ouve Bob Dylan e procura o mundo humano na internet.
O menino sem nome não se encontra naquilo que lhe é palpável, naquilo que o cerca, é incapaz de construir diálogos com família ou amigos. O menino sem nome encontra-se preso em si, desejando exista algo que seja maior, ou pelo menos mais desafiador do que o que ele vê.
O filme mostra a relação do jovem com a internet, ali ele consegue se expressar e ver, acompanha as postagens de um blog de dois jovens que apresentam alguma ligação com seu sentimento, e ao decorrer do filme isso é bem desenvolvido.
Esmir Filho mostra uma evolução no cinema nacional, nas em questão de técnica, que no filme é muito boa, mas no que tange a visão que foi dada à condição humana, aos limites que são postos à plenitude da existência.
A trilha sonora é bem escolhida, e traduz sonoramente os sentimentos do jovem rapaz. A fotografia também é capaz de gerar uma melancolia necessária para o enredo do filme, as atuações de atores desconhecidos também está boa, flui de forma natural. Algumas cenas são estendidas além do que deveriam, e algumas questões ficam, mas nem todos os sentimentos são explicáveis na humanidade.
Os limites da cidadezinha, com forte tradição alemã e irritantemente pacata pode gerar identificação para algumas pessoas. Essa cidade gera uma incapacidade de crescimento pessoal, de desenvolvimento intelectual, cultural e deixa brechas para a reflexão do sentido de tudo.
Recomendo o filme, para um final de tarde chuvoso frio e cinza, que na minha opinião, são excelentes para uma boa reflexão.



Hey! Mr. Tambourine Man, play a song for me,
I'm not sleepy and there is no place I'm going to.
Hey! Mr. Tambourine Man, play a song for me,
In the jingle jungle morning I'll come followin' you.

Nenhum comentário: