sexta-feira, 2 de abril de 2010

O signo da Cidade - 2008



Com roteiro de Bruna Lombardi e direção de Carlos Alberto Riccelli O Signo da Cidade se mostra como um filme com coisas a serem ditas, mas que nem sempre são. Trata-se de um mix de histórias "entrelaçadas" na cidade de São Paulo. É, isso mesmo, com a mesma receita de Crash.
A astróloga Teca (Bruna Lombardi) é a personagem central das histórias, a partir de suas consultas, e de seu programa no rádio são mostrados personagens diversos com conflitos diversos e posições diversas. Pessoas atormentadas em uma cidade atormentada, gravidez precoce, parentes em camas de hospital, travestis apanhando na rua, depressão, traições, enfim...felicidades passam longe.
A técnica do filme é boa, fotografia, edição, som muito bons, as atuações que se destacam são as de Eva Wilma, Juca de Oliveira e claro Graziela Moretto e Luís Miranda, os outros cumprem seus papéis, Denise Fraga se mostra difente e consegue emocionar. Os atores mais novos ainda precisam aprender um pouco.
Ao meu ver as histórias poderiam ser mais exploradas, o reoteiro se perde um pouco e não dá conta de aprofundar em nenhum personagem, não há uma reflexão. Fica claro que Bruna Lombardi teve a intenção de explorar a condição dessas pessoas em relação à cidade, mas não consegue. O final do filme é o pior...o último minuto poderia ter sido jogado fora.
Enfim, foi uma nova aventura do cinema nacional, tem alguns (poucos) avanços mas como um todo O signo da Cidade não convence, quem sabe na próxima.

Nenhum comentário: