quinta-feira, 1 de abril de 2010

Apenas o Fim - 2009



Devido ao furor midiático e "internético" desse filme tive que conferir. Apenas o fim é um filme univsersitário vindo dos confins da PUC - Rio, escrito e dirigido por Matheus Souza, de (pasmem!) 20 anos.
Trata-se das últimas horas de um casal de universitários, Adriana (Érika Mader) diz estar cansada da vida e precisa de novos ares, decide se mudar e tem apenas uma hora com o namorado Antônio (Gregório Duvivier), a partir disso diálogos são construídos e algumas momentos do casal mostrados. O que chega a ser interessante no filme são as referências que se fazem à cultura pop atual com um tipo de...hummm...fofura (?!). Transformers, Britney Spears, PlayStation, Orkut são alguns elementos usados nos diálogos com o intuito de mostrar as bases do pop. "Eu sou tipo aquela vontade de dá de repente de tomar fanta uva" é um dos exemplos das frases de Antonio; "Você deveria para de usar as camisteas do Star Wars e esses óculos do seu avô" é um exemplo das frases de Adriana. E os diálogos continuam nessa direção, ternurinhas e "d.r.s". O filme se mostra fofo, algumas (várias) pessoas se identificam com os persnagens
As críticas ao filme foram as mais positivas possíveis, os prêmios que recebeu também: melhor filme pelo júri popular no festival do Rio e menção honrosa, e também no Festival de São Paulo, além de participar da seleção oficial nos Festivais de Miami e Rotterdam.
Eu encaro esse filme como o "indie" de verão do Brasil. Antonio se mostra um geek fofinho capaz de cativar ao falar sobre transformers ou Star Wars, Adriana é a "minazinha da facul" bonitinha e confusa. Vale a pena? se tiver tempo sobrando. Vale salientar que o filme teve um orçamento de apenas R$ 7 mil. O diretor consegue alguma glória, mas o filme como um todo encaixa-se numa tarde de domingo no sofá sem maiores reflexões.

3 comentários:

Alex Willian disse...

Owwww xux, a sua sinopse fez despertar a curiosidade.....poem o link pra galera baixar, não rola?! Abraçaummm....alex

Guará disse...

bem, não merece realmente tantas glorias. os atores as vezes são até que ruins. lembra muito aquel video do youtube "como fazer um curta experimental cult-pseudo intelectual" mas discordo do meramente tarde de domingo. achei o ele bem reflexivo e até pesado, mas acredito que seja porque eu sou do sexo femino. hahahahaha
valeu pela dica xuxus

Renata disse...

Roo, eu particularmente não gostei. Achei uma tentativa que não deu certo. Sem mais reflexões.

beijos..e volte para ribeirão sempre que puder.

Re