sábado, 22 de novembro de 2008

Balzac e a Costureirinha Chinesa (2002)


Confesso que relutei no princípio quando me falaram deste filme. Pelo fato de tratar do regime maoísta e da falta de liberdade, achei que ia ser um mais do mesmo. Errado! Torta nele! Balzac e a costureirinha chinesa fala, em primeiro lugar, de educação através da literatura (uma leitura bem simplista do filme). Com uma fotografia de impecabilidade chinesa, além de um deslumbre visual somos transferidos às montanhas chinesas onde vivem comunidades rústicas sob o poder do regime maoísta. Entretanto, a sutileza é um elemento primordial desse filme, as vezes tratado até com certo humor o pesado sistema.
Nas montanhas dois jovens estão sendo "reeducados" para se encaixarem ao sistema, visto que seus pais cometeram o erro de ajudar alguns inimigos de Mao. Ali eles encontram um estilo de vida completamente diferente ao que eles estão acostumados e entram em contato com um "mundo primitivo". É na relutância de aceitar a "reeducação" que mostram romances proibidos à costureirinha.
O filme não falta em nada, em críticas, em romances, em cultura, em atuações. Com a excelente direção de Sijie Dai o filme se desenrola de maneira sutil e delicada, deixando o espectador curioso, emocionado e chocado. Da próxima vez, vou com menos preconceito à locadora. E com certeza, leiam livros!

3 comentários:

Luana Mello disse...

Oi Rodrigo,

Fiquei feliz de encontrar seu blog, por que estou procurando alguém que me diga qual o nome daquela sonata de Mozart que toca sempre no filme... Não consigo encontrá-la. Vc sabe?

Beijos

Alex Willian disse...

Puts, essa galera criativa sempre se encontra né?! Estava eu procurando o filme: Balzac e a costureirinha chinesa na net, e me aparece um sujeito que adora cimena rsrsrs
Massa seu blog heimm...montei um tbm ecodoao.blogspot.com

Abraçaumm xuxu !!! Qdo cola aqui na Maringay?

Alex Willian disse...

Puts, essa galera criativa sempre se encontra né?! Estava eu procurando o filme: Balzac e a costureirinha chinesa na net, e me aparece um sujeito que adora cimena rsrsrs
Massa seu blog heimm...montei um tbm ecodoao.blogspot.com

Abraçaumm xuxu !!! Qdo cola aqui na Maringay?